Sobre o Canil

img - Sobre o Canil


O canil IRIS AZUL foi registrado em dezembro de 1983. Na ocasião eu morava na cidade de Piracicaba, interior de SP e comecei a criação com cães da raça Husky Siberiano.

A paixão por siberianos durou muitos anos.

Em 1990 eu entrei na Faculdade de Medicina Veterinária da USP, retornando então a minha cidade natal que era São Paulo.

Dos siberianos, aos Spitzes

Em 1993 tivemos a honra de ter criado o melhor Siberiano do Brasil, o nosso multi BIS IRIS AZUL SN TAROT, que tornou-se também um Grande Vencedor Nacional.



Antes disso nosso pequeno notável, o Rasputin já prenunciava nossas vitórias.

Por um curto período de tempo criamos a raça Bull Terrier, e do nosso plantel constavam o Jonah e a Sarah, fruto de uma parceria com o canil TOP BULL de nosso amigo Jean Paul Jallais.


Jonah

Sarah quando prenhe


De criadora à árbitra

Em 1992 fiz meu exame de admissão ao quadro de árbitros da CBKC, mas só em 2006 é que me tornei ÁRBITRO DE TODAS AS RAÇAS.




Pomerânias... uma paixão

A paixão pelos pomerânias começou em 2002, quando minha filha mais nova ganhou um “presente de grego” de nossa querida amiga Luciene Araújo de Oliveira, do canil KHYIL KHOR, um maravilhoso pomerânia de nome RUAN CARLOS OF LOVELY ANGEL, que foi apresentado em exposições no ano de 2003, mas teve um triste problema de Black Skin Disease, ou também conhecido como Alopecia X. Ele nunca teve filhotes e foi castrado logo que apresentou os sinais de BSD.

Em 2003 realizamos nosso grande sonho, adquirimos uma chácara e nos mudamos para lá com nossos bichos (gatos, cães, chinchilas e calopsita);

Em 2007 veio outro presente, nossa primeira Keeshond (raça também chamada de Spitz Lobo), em parceria com o amigo Michel Benites, árbitro e criador, titular do canil Flamboyant’s House, de  Porto Alegre.

Hoje esta paixão está cada vez mais forte nas nossas vidas, e partilhamos nossa casa, eu, meu marido Luis Antônio e minhas filhas Isabela e Letícia com nossa pequena matilha de Spitz Alemão, duas Keeshonds, uma Shih-tzu idosa, uma Pastora Alemã e uma Rhodesian Ridgeback maravilhosa que veio do canil de Ana Paola Diniz, o Malabo, que fazem a guarda da casa. 

Em 2015 Isabela Bicudo tornou-se oficialmente sócia do Íris Azul, por seu amor a criação de cães, as exposições e por querer continuar o legado da família. E ela já manifestou sua vontade de se tornar um árbitro também, em breve.

A paixão é tão grande, e foi tão contagiante, que nossas filhas nos deram a honra de escolher a profissão de Médico Veterinário, e estão a caminho de se tornarem profissionais formadas na mesma escola que eu e Luis estudamos, na Universidade de São Paulo. Um prazer e uma honra ter uma família toda de veterinários.

Sejam bem vindos ao site do Iris Azul,

Maria Alice Bicudo
IRIS AZUL KENNEL
12-996044106






Compartilhe:




Veja também:


Filiado: